Image Map

30/06/2011

Petit gâteau

Gente, eu amo petit gâteau, ou melhor eu amo chocolate e todas as suas variações, por isso quando vi essa receita quis logo "guardá-la" por aqui. Vai que eu esqueço onde salvei, rsrs. Ah, eu ainda não testei a receita, se alguém aí já tiver feito pode vir aqui me contar.


Tempo de preparo: 20 min
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

5 ovos inteiros
5 gemas
170g de açúcar
100g de farinha de trigo
250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Em uma batedeira, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar.
Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e, em seguida, junte a farinha peneirada, misturando até obter uma massa homogênea.
Unte com manteiga sem sal quatro pequenas formas redondas antiaderentes de 6 cm de diâmetro e reserve em uma assadeira em lugar fresco. Coloque a massa nas formas e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 4 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada). Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro. Sirva com uma bola de sorvete de baunilha.
Se a massa estiver na geladeira, tirar 40 minutos antes para que esteja na temperatura adequada para ir ao forno. Unte as forminhas somente com manteiga. Nunca deixe a massa já na forminha na geladeira, pois isso dificulta na hora de desenformar. O tempo de validade da massa crua, sob refrigeração, é de cinco dias.

Fonte:http://comida.ig.com.br/comidas/o+verdadeiro+petit+gateau/n1596859945830.html#0

Editado: Uma pequena história sobre o Petit Gâteau

"Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Também se acredita que o petit gâteau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo chef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica liquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa genericamente qualquer "bolinho" e, portanto, não faria sentido aplicá-la a uma receita específica. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto, a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat."

8 comentários:

  1. Sheila, deu água na boca!

    Minha cunhada faz.. não sei se é essa receita, mas fica uma delícia!

    beijos!

    casadonossojeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sheila, que delícia!

    Vou fazer um assim!! Depois venho contar como ficou ;)
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  3. Humm que deleicia!! Eu tambem amo todas as variações do chocolate!
    Adorei seu blog
    bjos
    http://relicarioma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aiiii eu amoooo isso! Vou pegar a receita já!!!!
    bjs obrigada!

    Ah hj tem post novo lá no blog!

    ResponderExcluir
  5. Sheila, apesar de eu não ser muito fã de chocolate, taí uma receita que eu queria aprender por que é maravilhosa!!!! O chocolate derretido misturado com sorvete é tudo de bom!!!!! Obrigada por compartilhar com a gente! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ana, compartilhe a receita da sua cunhada depois!! É sempre bom termos variações.

    Rita, me conta mesmo!! Tb estou pensando em fazer hoje mesmo.

    Marcelly, então você é das minhas!! Bjos.

    Bruna, depois vc conta pra gente se deu certo!!

    Katia, que bom tê-la por aqui!! Fiquei muito feliz, viu. Concordo com você, chocolate derretido e sorvete é uma combinação perfeita!!

    ResponderExcluir
  7. Oieee, amiga, já fiz petit gateau, ficou perfeito, até já postei no blog, inclusive a receita é parecidissima, a medida que tenho é em xic, nao sei se dá esse peso, mas acho que sim, se for pode fazer sem medo, a receita é perfeita!
    Bjim

    ResponderExcluir
  8. Adoro bolo de chocolate e cupcakes,a ultima ves que fiz ficou uma delicia!!!,

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.