Image Map

12/08/2011

Clássicos do Design - parte 2

CADEIRA TREVO
DESIGN: PIERRE PAULIN
Nasceu na França ( 09/07/1927 - 13/06/2009 ) e foi um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX. Estabeleceu-se como designer industrial e de interiores, tendo criado de automóveis até telefones e embalagens. Porém são seus mobiliários – cadeiras, poltronas e mesas - que o alçaram ao Olimpo dos designers mundiais. Em 1952, suas primeiras criações chamaram a atenção da empresa Thonet através da qual ele descobriu e aperfeiçoou novos materiais – espumas, metais, plásticos e até mesmo couro – da mesma maneira dos designers americanos Charles Eames, Eero Saarinen e Harry Bertoia. Somente em 1956, após aceitar o convite de Harry Wagemans para juntar-se a empresa Artfort foi que Paulin achou meios e suportes necessários para realizar a produção de seus projetos. Os conceitos de simplicidade e a recusa de qualquer “efeito lírico” em suas peças fizeram florescer projetos cujos nomes eram apenas numerados. Suas produções inovadoras anteciparam revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam. No final dos anos 60, foi convidado a participar de um novo ateliê de pesquisa e criação chamado ¨Le Mobillier National¨ e do contato com os talentosos artesãos do grupo, Paulin torna-se responsável pela restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, a mesma que abriga as obras de Leonardo da Vinci; a restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée; e, posteriormente, a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983. Apesar de todas estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para sua fama; foram, sem dúvida, seus mobiliários manufaturados pela empresa Artifort que o trouxe ao reconhecimento público, pois proporcionaram conforto, design e poesia à vida moderna. Paulin - um homem com o olhar para o futuro - disseminou por todo seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo e seus trabalhos, mesmo quarenta anos depois, ainda inspira admiração!



 
POLTRONA SWAN
DESIGN: ARNE JACOBSEN

(Copenhague, 11 de fevereiro de 1902 — Copenhague, 24 de março de 1971), foi um arquiteto, decorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas dinamarquês.

Começou por trabalhar como pedreiro, acabando por se formar como arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também foi professor a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe e a partir dessa data abriu o seu atelier onde trabalhou até morrer.

Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornariam uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Como arquiteto, os seu projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957.







POLTRONA LC-2
DESIGNER: LE CORBUSIER

Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX.
Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adoptou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965.








CADEIRA EIFFELDESIGN: CHARLES & RAY EAMES  Comumente chamadas de “Cadeiras Eiffel”, as cadeiras moldadas em plástico, criadas por Charles&Ray Eames no ano de 1948, são mais um clássico do design de móveis recriado pela Tok&Stok, onde a linha de cadeiras recebe o nome Uni, e apresenta variações em cores e modelos. Originalmente fabricadas em fibra de vidro com reforço em plástico, e resultado de pesquisas na área de técnicas de moldagem de materiais feitas durante a Segunda Guerra Mundial, essas cadeiras são o resultado do fascínio de Charles e Ray Eames pela pesquisa de novos materiais ao longo de sua carreira.

CADEIRA LOUIS GHOST
DESIGNER: PHILIPPE STARCK

Philippe Starck é um designer nascido em Paris, em 18 de janeiro de 1949. Estudou na École Nissim de Camondo. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Foi diretor de arte da Pierre Cardin (1969) onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée. Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente de seu país. Em 1986 tornou-se conferêncista adjunto da Domus Academy, em Milão. É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações

Sobre a cadeira - uma confortável cadeira de braços em policarbonato transparente e colorida, com design Luis XV. O conceito do barroco foi revisado para surpreender, emocionar e fascinar. Em todo o mundo, a Louis Ghost é o mais corajoso exemplo de injeção de policarbonato em um unico molde. Apesar da imagem evanescente e cristalina, a Louis Ghost é estável e resistente, à prova de choques, riscos e agentes atmosféricos, empilhável até seis peças. Um produto de forte carisma de notável apelo estético, a ser inserido em todos os contextos habitacionais ou espaços públicos com elegância e ironia. 





POLTRONA MADEMOISELLE
DESIGNER: PHILIPPE STARCK

Uma poltrona com projeto inovador para a união inteligente e inédita de duas qualidades estéticas.  A estrutura é em policarbonato transparente, moldada por injeção, na qual existem quatro pontos de encaixe que permitem uma junção sólida, mas ao mesmo tempo elástica, com o assento em poliuretano expandido. A inovação tecnológica da Mademoiselle consiste em ter utilizado para o assento um material macio que, graças à sua espessura invulgar, permitiu obter a comodidade máxima e um grande valor estético.
O design é linear e muito harmonioso, o conforto é extraordinário. A poltrona Mademoiselle está disponível em diversas estampas e tecidos. Outras estampas já existem, escolhidas por Phillipe Starck. Acrescenta-se um novo revestimento com um sofisticado efeito de crocodilo que torna a Mademoiselle eclética e moderna. Uma segunda elegante versão foi feita com os tecidos Missoni selecionados por Rosita Misoni: Vevey com flores caleidoscópicas multicoloridas nos tons vermelhos ou bege queimado e cartagena, com flores grafitadas em branco e preto.






Fontes:
Cadeira Trevo - aqui.
Cadeira Swan - aqui, aqui.
Poltrona LC-2 - aqui, aqui.
Cadeira Eiffel - aqui.
Cadeira Louis Ghost - aqui, aqui.
Poltrona Mademoiselle - aqui.

3 comentários:

  1. Sheilla


    esse post me deixou muito confusa..rsrsrs

    não sei qual eu gostei mais, qual eu escolheria pra colocar aqui na minha casinha!

    BJssss

    ResponderExcluir
  2. Milla, essa pesquisa começou por isso mesmo, escolher qual dessas colocar na minha sala.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Ai Amiga.....acho que vai ser uma decisão dificil neh?!

    amiga, vc viu meu cafe da manha.
    nossa marido me surpreendeu!

    mas claro que ele comprou tudo prontinho..rsrsrs

    bjssss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.