Image Map

10/08/2011

Clássicos do Design - parte 1

Se você começar a ler alguma revista de decoração, provavelmente, irá deparar com algum móvel (cadeira, mesa, poltrona) de um designer consagrado, como Charles Eames ou Harry Bertoia. Pelo menos, é o que tem acontecido comigo, já que estou na fase das revistas de construção/reforma/decoração. Por isso, resolvi fazer o post. 
E você, tem alguns desses clássicos na sua casa?


POLTRONA EGG

DESIGNER: Arne Jacobsen (1902-1971), nasceu em Copenhagen, Dinamarca, e notabilizou-se como arquiteto, decorador, professor, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Seus projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957, considerada um ícone do design mundial.


Poltrona Egg


POLTRONA CHARLES EAMES

DESIGNER: Charles e Ray Eames. 

Criado por Charles e Ray Eames está entre os mais expressivos e colecionáveis designs de mobília do século 20. As formas modernas da Poltrona Eames original são compostas pela combinação de uma rica madeira compensada e o couro maleável. Além disso, a poltrona Charles Eames combina com qualquer tipo de decoração, desde as mais clássicas às mais modernas, oferecendo conforto e descanso em casa, em suítes executivas ou em ambientes de estar.



Poltrona e apoio para pés Charles Eames

POLTRONA BARCELONA

DESIGNER: Mies Van der Rohe.
A Cadeira Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe e apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929. Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, ela é composta pelas duas peças (encosto e apoio para pés). A Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, onde lecionava na ocasião.




CADEIRA BERTOIA

DESIGNER : Harry Bertoia.
Harry Bertoia foi um designer de móveis, jóias, artista gráfico, escultor e arquiteto. Nasceu em San Lorenzo, Itália em 10 de março de 1915, emigrando para os Estados Unidos em 1930. Após uma certa dificuldade em aprender a língua inglesa, entrou para uma Escola Técnica em Detroit, na cidade em que também estudou desenho e pintura.

Seus trabalhos começaram a chamar a atenção, quando Hans e Florence Knoll, os arquitetos fundadores da Knoll Associates ¿ uma das mais importantes e influenciadoras companhias de design da segunda metade do séc. XX, ofereceram-lhe um estúdio para que pudesse desenvolver seus estudos em metal, pois mesmo trabalhando com esculturas, seu trabalho sempre esteve voltado ao mobiliário. Assim uma das propostas apresentadas foi uma cadeira formada por tela. Ao analisar o projeto, Florence Knoll percebe a semelhança com uma cesta plástica de secar pratos e lhe propõe que estude um modo de criar uma cadeira com essa forma, de uma maneira que se adaptasse inteiramente ao corpo. Meio ano depois estava desenvolvida toda a linha de poltronas-cesto. Apesar da aparência sutil, o projeto não valorizava apenas a funcionalidade, mas também o jogo de forma e espaço, e a flexibilidade do metal. Tudo isso em uma estrutura de aço curvado e soldado, cromado ou recoberto de vinil. Em 1952 a linha de cadeiras Bertoia foi incorporada a coleção Knoll.










MESAS E CADEIRAS TULIPA

DESIGNER: Eero Saarinen.

Eero Saarinen (1910 - 1961) nasceu em Helsinque, Finlândia. Filho do famoso arquiteto Eliel Saarinen, emigrou para os Estados Unidos com sua família no início da década de 20.

No final dos anos 30 iniciou uma sociedade com Charles Eames, que culminou no desenvolvimento de uma série de móveis inovadores, dentre os quais vencedores do concurso "Organic Design in Home Furnishings" promovido pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) em 1940.

Esses produtos utilizavam inovadoras matérias-primas para o ramo do mobiliário da época, como resinas plásticas e fibras de vidro, até então só utilizadas em áreas industriais. Essa antevisão de profissionais como Saarinen acerca de novas tecnologias foi diretamente responsável pela grande revolução do design de produtos no século 20.

Saarinen trabalhou no atelier de seu pai até a morte dele (1950). Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1948), e a coleção Pedestal, com as famosas cadeira e mesa Tulipa (1956).

Com a leveza de um traço simples, a mesa Tulip/Saarinen, um dos maiores exemplos do design atemporal, é presença constante nas ambientações de interiores contemporâneos. Criada originalmente com tampo e base circulares, tinha como objetivo possibilitar o uso com várias cadeiras por não possuir pernas nas extremidades. A inovação de seu desenho é traduzida em sua base delgada que se une ao tampo em um refinado apoio por formas de cones convexos, distribuindo elegantemente as cargas aplicadas.











CADEIRA PANTON

DESIGNER: Verner Panton 

Nascido em Gamtofte, Dinamarca, em 1926, nada na infância de Verner Panton sugeria que pudesse se transformar em um designer. Filho de donos de pousada, demorou para transformar-se em artista, pois demonstrava pouco talento para a pintura ou o desenho. Apesar disto, conseguiu cursar um curso técnico e em 1947, mudou-se para Copenhagen onde se graduou em Arquitetura na Academia Real Dinamarquesa.
Já formado, trabalhou como assistente de Arne Jacobsen e colaborou na concepção de vários projetos, inclusive o da famosa cadeira Formiga. Foi nesta época que se iniciaram suas pesquisas de materiais e novas tecnologias.

Arquiteto e designer, Panton teve freqüente contato com os mais importantes designers dinamarqueses da época. Abriu seu estúdio em 1955 no qual trabalhou em diversas áreas, como iluminação, mobiliário e produtos têxteis.

Em 1962 mudou-se para Cannes, onde começou uma longa colaboração com a empresa Vitra, representante européia de Herman Miller, conceituado fabricante de móveis dos Estados Unidos. Desta parceria foi criada em 1967 a cadeira Panton, o primeiro modelo moldado por injeção de um só material.
Verner Panton, falecido em 1998, foi um mestre da plástica que introduziu, na década de 60, a estética pop ao mobiliário e à arquitetura de interiores, com um desenho verdadeiramente inovador, utilizando novas tecnologias e materiais. Tornou-se uma referência devido a sua extravagância de suas formas e ao uso de cores fortes.




Fontes:


Poltrona Egg - aqui.
Poltrona Charles Eames - aqui.
Poltrona Barcelona - aqui.
Poltrona Bertoia - aqui.
Mesa e cadeiras Tulipa - aqui.
Cadeira Panton - aqui.

8 comentários:

  1. Oi Sheila

    são lindas

    e tem um que parecem ser muitoo confortaveis!

    chiquerrimas!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ontem mesmo estava pesquisando os preços delas pois estou para comprar 5 Bertoias e uma de acrílico Charles Eames mas que não está neste post para o meu futuro apê! Aproveitar para comprar agora, pq qdo saírem as chaves, o $ será todo para a reforma kkkkk
    Sempre fui apaixonada por elas... a Tulipa é uma das mais lindas tbm assim como a Pantons, mas são tão caaaaaras! Ai meu bolso! rs

    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Amiga
    ta lonnnnge de pegar encomendas..
    tenho muito o que aprender..rsrsr

    so tive duas aulas..kkk

    mas obrigada pelo carinho.

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila querida, lindas as cadeiras, eu tenho a DKR Charles Eames, incolor, super confortavel, fiquei apaixonada qdo vi, dai comprei para a mesa de jantar!
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Todas lindas né??
    Quero tanto uma no meu quarto...
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Que luxo!

    Pena que são tão carinhas... :C

    Bj

    ResponderExcluir
  7. São lindas. Eu vivo babando nelas mas não tive coragem de desenbolsar esse dindin...

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os móveis clássicos do design mas sou apaixonado pela Poltronas, Cadeiras Charles Eames que esta na imagem do post, ela é a poltrona mais vendida no mundo, um lindo trabalho dos designers Charles e Ray Eames.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.