Image Map

23/09/2011

Caminhada em comemoração aos 30 anos da mulher na PMMG

No último dia 20 de setembro, aconteceu aqui em BH uma caminhada em comemoração aos 30 anos de inclusão da mulher na Polícia Militar de Minas Gerais. A inclusão da mulher nas fileiras da PMMG se deu em setembro de 1981, por isso, este mês, em que se completam 30 anos, está sendo cheio de comemorações e homenagens àquelas primeiras mulheres. 

A minha história com a PMMG começa desde o "berço", isso porque o meu pai é policial militar, e eu cresci vendo o seu trabalho e sua dedicação à PM. Houve uma época (por volta dos meus 12 anos) em que eu ia ao quartel todos os dias. Eu sempre encontrava um jeito de passar por lá, já que  ficava no percurso entre a escola que eu estudava e a minha casa.

Quando eu terminei o ensino médio (2° grau) fiquei meio perdida sem saber que profissão eu escolheria. Por intermédio de uma amiga acabei conhecendo um pouco mais sobre o Serviço Social e, acabei prestando vestibular e sendo aprovada, isso foi em 2001.

No final de 2001 abriram inscrições para o Curso Técnico em Segurança Pública - CTSP, que iniciaria em 2002. É claro que eu, sem titubear, me inscrevi, e graças à Deus, fui aprovada. Tranquei meu curso de Serviço Social no 3° período (sem mesmo ter certeza que tinha sido aprovada) e, em abril de 2002 me tornei soldado da Polícia Militar. O curso durou 18 meses, eu tinha 22 anos e considero que foi uma das melhores fases da minha vida. Aprendi muito e amadureci muito também. Foi um aprendizado para a vida inteira, em todos os aspectos. 

Hoje, nove anos e cinco meses depois, só tenho certeza que fiz a escolha certa da minha profissão. A cada conquista, cada comemoração que participo (como aconteceu ontem em uma cerimônia militar com desfiles e participação da Orquestra Sinfônica da PM) eu me emociono. Sinto que faço parte de uma Instituição grandiosa, por sua história e pelo que representa na sociedade. Problemas, enfrentamos como qualquer outra instituição, mas aqui, a grande maioria segue o caminho correto, disso eu tenho certeza. Os galhos podres são extirpados sem nenhum problema e não chegam a estragar a "árvore".

Bom, eu nem ia escrever um texto tão grande assim, mas as lembranças vieram e não teve jeito. Vou deixá-los com as fotos de uma manhã muito agradável, onde tivemos oportunidade de refletir sobre este momento, tão importante para nós, mulheres e policiais.

A caminhada foi apenas para o público interno e aconteceu no Parque Ecológico da Pampulha, aqui em Belo Horizonte.









7 comentários:

  1. Parabéns pelo amor que você tem à sua profissão que nem sempre é valorizada como deveria mas que contribui muito com a sociedade :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ola Sheila !!
    É muito bom amar o que a gente faz né! Que lindo o lugar, que gramado lindo, adorei!!
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  3. POxa!!

    Achei bem legal a iniciativa!!

    E viva a PMMG!!

    bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    Que delicia deve ter sido essa caminhada com azamigas da PM...
    Parabéns para todas as mulheres da PMMG.
    Amiga, vc tem passe livre para os cafés, no proximo te aviso...
    Bom fim de semana!!!
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Sheilla...

    Muitoooo legal!

    e que lugar lindo!

    BJsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Eu também amo a PMMG, meu avó era capitão, meu pai tenente, alguns tios também pm's e uma prima (Giselda) tb de BH. Moro em Uberaba MG é o Quartel daqui é lindo. Ah, estudei minha vida toda no Colégio Tiradentes da PMMG. Amo... Sucesso sempre na sua profissão.

    ResponderExcluir
  7. Ola...conheci seu blog recente e vc tem a alma mineira nas artes. Tudo muito lindo e bem escrito. Sou mineira de Belzonte e quero parabenizá-la pela linda profissao. Meu irmão faz parte dessa corporação e tenho muito orgulho disso. Belissima profissão de vcs!! E desejo muito sucesso pra vc e sua familia.
    Ely Braga
    http://alemanhaeliyvoueu.blogspot.de/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.