Image Map

12/09/2011

Empada de massa fina e um pouco da história da minha cidade natal

Você conhece, já ouviu falar ou já comeu empada de massa fina?
Para quem não conhece, aqui vai uma pequena explicação: 

"Na gastronomia de Paracatu, a empadinha de massa fina é uma das grandes estrelas. Uns garantem não haver lugar no mundo onde se coma uma empadinha feita desta maneira. E o salgadinho é realmente especial. Diferente das empadinhas de massa podre, comumente preparadas em outras partes do estado, a de Paracatu tem a capa fininha e macia. Combinada ao recheio, a massa chega molhada à boca, produzindo uma sensação capaz de deixar qualquer paladar enlouquecido."
Eu assino embaixo, essa empada é realmente deliciosa, eu nunca gostei muito da outra empada de massa podre, acho que é até porque na minha infância eu sempre comia a de massa fina. A receita é um pouco trabalhosa, já que para ficar fininha você precisará de um cilindro.



Para quem quiser arriscar e aventurar-se, a receita:

Ingredientes

Para a massa
 1 kg de farinha de trigo
 3 ovos
 3 colheres (sopa) de banha de porco
 3 colheres (sopa) de margarina
 Sal a gosto
 600 ml de água

Para o recheio
 1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
 500 g de peito de frango
 1 kg de batatas picadinhas
 1 vidro de azeitonas picadas
 1 lata de ervilha
 1 pão francês picado e molhado no leite
 Cheiro-verde a gosto
 1 colher (sobremesa) de açafrão
 1 colher (sobremesa) de colorau
 Tempero a gosto
 1 cebola grande picadinha
 2 colheres (sopa) de óleo

Para finalizar
 1 ovo batido com leite

Material
 Forminhas em inox para empadinhas, no tamanho desejado
 1 cilindro para abrir a massa

Como fazer a empada de massa fina

Para a massa, misturar os ingredientes, deixando por último a água. Amassar até dar o ponto, obtido quando a massa começa a se soltar das mãos. Deixar descansar por 30 minutos. Para o recheio, refogar todo o frango, o tempero, o colorau, o açafrão e a cebola no óleo. Quando começar a dourar, cobrir com água e deixar cozinhar. Retirar o frango e usar a água para cozinhar as batatas. Desfiar o frango e misturar a ervilha, a azeitona, o pão amolecido, o cheiro-verde e as batatas cozidas e escorridas. Separar a massa em duas partes. Abrir uma parte em um cilindro, de modo que fique com uma espessura bem fina. Pôr as forminhas em fileira e cobrir com a massa aberta, afundando de modo que encaixe nas fôrmas. Retirar o excesso de massa e juntar à outra parte. Pôr quantidades iguais de recheio em cada forminha. Abrir a outra parte da massa e pôr por cima das forminhas. Cortar uma por uma, acertando com as mãos, de modo que fiquem fechadas. Pincelar o ovo batido com leite por cima de cada uma e levar para assar por 30 minutos.


Um pouco da história de Paracatu (minha quase cidade natal).
Eu nasci em Unaí, uma cidade mineira que faz divisa com o estado de Goiás. Aos 6 anos de idade meus pais mudaram-se para Paracatu, que fica a 100 km de Unaí. Em Paracatu eu morei até completar 17 anos, quando então, minha família mudou-se para Belo Horizonte, onde residimos todos até hoje. 

Segundo o site Wikipédia, Paracatu  

"é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 81.599 habitantes. O nome significa "rio bom" em língua tupi. O antigo Arraial do Paracatu foi regido em Vila por Alvará régio de D. Maria, Rainha de Portugal, de 20 de outubro de 1798, atendendo a consulta do Conselho Ultramarino. Pertencia à Comarca do Rio das Velhas com sede em Sabará e passou a denominar-se Vila do Paracatu do Príncipe. No mesmo alvará foi criado na vila o lugar de Juiz de Fora, Civil, Crime e Órfãos "com os ordenados e emolumentos que vence o Juiz de Fora de Marianna."
Por Carta régia de 4 de março de 1799 "Sua Majestade foi servida fazer Mercê ao Bacharel José Gregório de Moraes Navarro do lugar de Juiz de Fora" da villa de Paracatu, tomou pose em 14 de dezembro de 1799. A primeira Câmara Municipal foi empossada em 18 de dezembro de 1799 e dela faziam parte os vereadores sargento-mor Manuel José de Oliveira Guimarães, Francisco Dias Duarte, o capitão José da Silva Paranhos e o procurador da Câmara Luís José de Carvalho.
Segundo a Revista do Arquivo Público Mineiro no ano de 1800 a vila possuía ao todo 17.450 habitantes, destes 1.935 eram brancos, 6.335 mulatos livres, 3.637 eram negros livres, havia ainda cativos 327 mulatos e 5.216 negros.
Ciro Cruz, ao confessar sua paixão pela cidade natal, designou-a "A Flor do Cerrado do Brasil Carnaval. Saudosos 'Seo' Gentil e Zé Bambau!"
Existe uma parte da cidade, que em muito se confunde com os casarios de Ouro Preto e Diamantina. A cidade completará neste ano 213 anos. Sua história é muita rica, não só no sentido figurado pois a extração de minérios, principalmente do ouro, é um dos pontos fortes da economia da cidade. 


Igreja Matriz

Chafariz

Igreja Presbiteriana

Visão do centro da cidade

Igreja do Rosário

Câmara Municipal
Casario histórico
Espero que vocês tenham gostado, se quiserem passear por lá, podem me falar que eu indico hotéis e passeios super agradáveis.


Links consultados: clique aqui, aqui, aqui e aqui

25 comentários:

  1. Oi Sheila!!
    Essa empada parece otima, mais meus dons culinarios não chegam a tanto rsrs.
    Que cidade linda, adoro cidade assim, morro de vontade de conhecer alguns cantos de minas, aqui estou pertinho de Jacutinga-MG é divisa e sempre estou com um pézinho em MG!!
    VEm pro blog que tem sorteio!
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila...

    Amei amiga...

    essa empadinhas....

    parecem otimas...e molhadinhas mesmo.

    e as imagens da sua cidade....nossa como amo lugares assim....amo de paixão.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Ai..Empada de massa fina é uma tentação...

    Esse povo que coloca coisa gostosa nos
    post e fica deixando eu com vontade...rs

    Liiiinda sua cidade! Caramba, bem carinha de
    cidade de novela! hahahaha

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila,
    Adorei as fotos da sua cidade! Parece bem gostosa...
    Sabe que eu adoro a empadinha de massa podre, mas essa deve ser tudo de bom tb... qq dia vou me arriscar...
    Bjim e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Que cidade mais lindaaa!!
    Ameiiii!!

    E essas empadas? hmmm sabe q esse é meu salgado preferido??
    Adoreiiii!!!

    beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Hum, deve ser uma delícia a empada.
    Recebi seu recado e vim retribuir a a visita.
    E a cidade pelas fotos, é encantadora Sheila.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Primaaaa, que delícia, fiquei lembrando do gostinho das empadinhas agora. Juro que quando me bater a "amélia" vou pegar sua receita e tentar fazer, hehe. Aqui no Sul eles nem sabem o que é empada, quanto mais essa gostosura de Paracatu! Bjs, te amo!

    ResponderExcluir
  8. Oie

    Adoro a empada de massa fina (folhada), não aguento mais comer aquela de massa pobre a maioria das empresas que fazem salgadinho as empadas são assim =-/
    Mas aqui na cidade eu tenho sorte pq tem uma Panificadora que a especialidade deles são as empadas perfeitas... Adoro!!!
    Adoro cozinhar, mas essa dá muito trabalho rs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de fazer, vamos ver se vai ficar boa pq como não tenho cilindro, abri no muque mesmo(com rolo) rs. . . Depois posto o resultado =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, vc fez a empada de Paracatu? Ficou boa? Tem que sovar bastante?

      Excluir
  10. MUITO BOA ESSA EMPADA VOU ADOTA LA AQUI EM BRASILIA EM BREVE MANDO NOTICIAS.
    SOU DE PARACATU E SINTO SAUDADES DESSA TERRINHA

    ResponderExcluir
  11. Esta empada realmente não fica seca?????, aqui em Natal tem uma franquia chamado MISTER EMPADA, que tem uma empada que ela e molhada e não seca como as outras, seria esta a mesma receita que o mister empada usa?

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar! Não aguento mais empadinha ou empadão de massa podre! Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sheila, tudo bem?
    Eu sou de Paracatu - MG também, atualmente eu moro em Indaiatuba-SP.
    Eu adoro essa empada e onde vou eu procuro por uma empada tão gostosa e com essa massa maravilhosa. Faz tempo que estou atras da receita da massa.
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  14. Saudações tive o prazer de morar em Paracatu por um ano com minha família e algo que me agradou muito foram as empadinhas que agora por seu intermédio consegui a receita quando fizer aqui vou postar, atualmente vivo em Sorocaba SP

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pedro, você fez a empada? Deu certo? Tem que sovar bem até atingir o ponto de véu ?

    ResponderExcluir
  16. Adoro esta empada! Sou uma goiana que moro em são paulo e sinto muita falta de toda a culinária Goiana! Ainda bem que twm Minas aqui do ladinho...rs

    ResponderExcluir
  17. Bom,vou testar essa massa, aqui em casa massa podre não tem vez.

    ResponderExcluir
  18. Sheila, tenho intenção de introduzir a empada de massa fina aqui onde moro atualmente, Maceió.
    Conheço Paracatu e Unaí, aliás, tenho ótimas experiências em Paracatu onde comi o melhor pão de queijo de todas as provas.
    Me escreva se achar que posso seguir com meu projeto.
    Grande abraço e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Detalhe: comi muita empada de massa fina, e levava para a família em Belo Horizonte, na lanchonete do posto ALE, junto a BR, que á época pertencia a Dílson e Márcia.
    Logo estarei por aí para saborear essas delícias - Pão de queijo e empada da massa fina (únicas e sensacionais).

    ResponderExcluir
  20. Oi Sheila, sou de Paracatu e estou procurando uma receita de capa fina sem lactose pois minha mãe está c intolerância. Tb não gostaria q tivesse margarina. Pensei em substituir a banha de porco por óleo de coco e a margarina como substituir? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Eu morei em Paracatu a 14 anos atrás e eu fui ai e me sentir envergonhado por a cidade esta deste jeito que esta horrível na minha opinião não e Paracatu e olha que eu sou de uma familia tradicional bem antiga e o ouro esta acabando com a cidade

    ResponderExcluir
  22. Estou com uma dúvida os ovos são apenas as gemas

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Sheila!

    Adoro esta empada! Você sabe se em Belo Horizonte tem algum lugar que vende, pelo menos parecida?

    Obrigado.
    Marcelo (31) 99213-1650 (Whats)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.