Image Map

19/03/2012

19 de março - Dia do Artesão

imagem
 Confesso que eu não sabia que hoje era o dia do artesão, mas como fiquei sabendo, não podia deixar de passar aqui e deixar esta data registrada.
Eu não me considero uma verdadeira artesã, sou apenas uma "curiosa" que gosta muito de aprender e fazer trabalhos manuais. Considero que herdei essa "curiosidade" da minha mãe e da minha avó paterna. Da minha mãe, veio a habilidade para lidar com as tintas, e da minha avó eu ganhei a gosto de transformar e criar com tecidos e linhas.
Então, para não passar em branco, quero deixar aqui a minha admiração por todas as artesãs que eu conheço e para as que eu não conheço também!!! 
Parabéns a você que transforma, cria e contribui para que tanto conhecimento permaneça até hoje.


 Adorei estas definições que tirei daqui:

[1] “Artesanato é toda atividade produtiva que resulta em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais, com habilidade, qualidade e criatividade” – Sebrae;
“Os trabalhos artesanais se dividem em dois grupos: No primeiro, estão os produtos ligados intimamente à cultura de uma comunidade, influenciados pela tradição local e pelo “saber fazer”. No segundo, aparecem os chamados trabalhos manuais, que são confeccionados com matéria-prima industrializada e não resultam diretamente de heranças culturais” – Sutaco;
[2] Para Silveira Bueno – Artesão: s.m. Artífice; operário; pessoa que faz artesanato; para Vera de Vives, em O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea:O artesão tradicional é o agente que conhece o meio onde se situa, domina técnicas para construir trabalhos manualmente e possui sensibilidade para criação”.

2 comentários:

  1. Sheilla

    eu tb nao sabia... então parabéns pra vc!
    pq vc faz coisas incríveis!!!

    e é verdade, eu nunca escrevi tanto no blog...rs

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Sheila, tb não sabia que era dia do artesão...adorei!
    Gostei da sua introdução, tb não me acho artesão, mas temos muita curiosidade e qdo a curiosidade as move, tudo é possível. Adoro mexer com tinta, tecido, papel e outras coisas e criar...me sinto livre, fluindo..é muito bom!
    Parabéns por suas artes...
    bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.