Image Map

25/02/2013

Congonhas - MG

No feriado de Carnaval estive na cidade mineira de Congonhas. Não fui com o objetivo de diversão, pelo contrário, fui a trabalho. Mas entre um serviço e outro aproveitei para conhecer a parte mais famosa da cidade.
Congonhas é uma cidade pequena com pouco mais de 45 mil habitantes, situada a apenas 70 km de Belo Horizonte.
Em Congonhas está o Conjunto Arquitetônico do Santuário Barroco do Bom Jesus de Matosinhos, que foi declarado em 1985 Patrimônio da Humanidade e bem tombado pelo IPHAN.

Para saber mais sobre a cidade, visite o portal da prefeitura.

Começamos nossa caminhada pela Rua Bom Jesus, uma ladeira íngreme que faz você quase desistir da subida.
No caminho encontramos estas namoradeiras vestidas com as camisas mais amadas de Minas Gerais!!
Chegando no Santuário, passamos por estas casinhas que hoje abrigam um pequeno comércio de artesanatos!!
Um pedacinho da igreja:
A Cruz trazida de Portugal por Feliciano Mendes, o fundador da cidade.

Os Profetas de Aleijadinho.
A Basílica!!

O Santuário fica em uma parte alta da cidade, onde se tem uma vista privilegiada!!!

Romaria:
"A construção original, antigo pouso para romeiros da década de 60, foi demolida. Mas o prédio circular foi reerguido em 1995 e deu origem aos museus de Mineralogia e de Arte Sacra, além de abrigar órgãos públicos."

Um pouco mais sobre este local: aqui.

E por fim, no centro da cidade, com a Prefeitura ao fundo!!!
Como Congonhas está bem perto de Belo Horizonte, este é um passeio que pode ser feito tranquilamente em apenas um dia.
Além disso, em Congonhas você pode visitar também o Parque da Cachoeira, que fica bem próximo da cidade (só que este faltou tempo para conhecermos)!!

12 comentários:

1. Lindas fotos! Jà estive em Congonhas e gostei bastante! È uma cidade linda e bem tranquila! Sua sugestão de passeio è òtima! Bjos!

ResponderExcluir
  2. oii Sheila, fotos lindas, verdade, um dia é suficiente em Congonhas, eu só estive na Basílica, o tempo estava curto, adorei os outros lugares que não cheguei ver! Bjoooosss

3. Sheila, que delícia! Adorei! Lembra muito Paraty - RJ. Principalmente sua primeira foto. Veja o link do blog Melhor da Vida com as fotos de Paraty - RJ. Beijos e ótima semana!!!!

4. Sheila, Minas é uma joia ( o Estado inteiro) com muitas coisas lindas e lugares maravilhosos pra conhecer! Adoro essas cidadezinhas lindas, cheias de história pra contar! Belo passeio!

Bjs,

Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

ResponderExcluir
  5. Oi Sheila! Realmente, lembra mto Paraty, tanto pelas casas como pelo calçamento (impossível andar sem olhar pra chão, tombo na certa...) rs
    Boa semana!

6. Ai!Ai!
    Será que um dia meus pézinhos pizarão em solo Minheiro?
    Eu queria tanto!!!

ResponderExcluir
  7. Sheila, que delícia de post e que nostalgia! Estive em Congonhas com meus pais e minhas irmãs quando tinha 12 anos... lá na época dos dinossauros, rsrs! Adoro essas cidades históricas mineiras e programei um post sobre Diamantina e Serro pra semana que vem. Se quiser dar uma passadinha lá no blog, acho que vai gostar! Que saudades do seu cantinho, hein? Estou super sumida da blogosfera, infelizmente! Só consigo mesmo postar, mas visitar está muito difícil! Ah, vc tem mesmo que visitar as grutas! O visual é muito bonito e diferete! Um grande beijo!

8. Que delícia de passeio e que lindo blog!
    Vim pra ficar!
    Também tenho um cantinho, quando tiver um tempinho passa lá pra uma visitinha.
    bjs

ResponderExcluir
  9. Sheila sempre sigo seu blog e adoro, se puder da uma passadinha no meu.

10. Uma das fotos que eu amo muito foi tirada na viagem que fizemos à Congonhas com um casal de amigos em frente à igreja matriz.
    Você viu meu post sobre a cidade?

ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.