Image Map

24/02/2014

Como eu cuido da minha saúde - 2ª parte: correr faz bem!!!

Oi pessoal!!!
Semana passada eu mostrei neste post como anda minha alimentação.
Hoje vou falar de outro assunto muito importante nesta mudança para uma vida mais saudável: a prática de atividade física. 
Esse assunto não é nenhuma novidade para ninguém, todos, sem exceção, já ouvimos, já praticamos e sabemos de todos os benefícios para a nossa saúde. E, faço questão de repetir, isso não é novidade nem para mim e nem pra você. Mas então, se estamos "cansados" de saber que esta prática nos faz bem, porque é que sempre deixamos para depois??? 
Por que sempre temos algo mais importante para fazer??? 
Existem muitas respostas. No meu caso, acabei "abandonando" a atividade física por causa de dores no tornozelo, e isso aconteceu em 2010, desde então, fiz algumas tentativas como musculação, spinning e caminhadas. 
Mas, mesmo assim, qualquer evento diferente era motivo para não ir à academia, o cansaço e o desânimo viravam motivos para não fazer a caminhada e aí, quando percebi, já era tarde demais e o sedentarismo já havia tomado conta novamente.

Na mesma semana na qual comecei a reeducação alimentar, em uma inocente partida de futebol, quase rompi os ligamentos do tornozelo direito. Com isso tive que prorrogar meus planos de voltar a malhar. Efetivamente, só pude começar no final de outubro com um pouco de musculação, natação (sou iniciante) e pequenos trotes, que logo aumentaram minha estima e o meu fôlego. 

Em dezembro precisei fazer outra pausa (agora a dor era no pulso), mas em janeiro eu voltei, firme e forte (nem tanto, rsrs).
E, hoje, quase 60 dias depois desta última pausa, os resultados não podiam ser melhores:

- já consigo correr 50 minutos sem parar;
-  faço natação 3x por semana, aprendi 3 modalidades e as pausas entre as chegadas tem diminuído a cada treino;
- o fortalecimento muscular tem me ajudado na prevenção das dores que eu sentia nos tornozelos, desde dezembro sem dor;
- meus níveis de colesterol, triglicérides e glicemia estão ótimos (alimentação+atividade física)!!!

Por isso, sou prova de que vale à pena deixar a preguiça, o desânimo e o cansaço de lado. Comece com uma caminhada, uma aula de dança, pode ser qualquer atividade que lhe dê prazer. 
Faça uma tentativa, um pacto com você mesma(o)!!!
Mas tem que voltar e me contar o resultado.



Na pista de Atletismo da APM (Academia de Polícia Militar)




Igreja de São Francisco de Assis ou Igrejinha da Pampulha



Lagoa da Pampulha - BH/MG



Este tem sido o meu lazer preferido no sábado de manhã: corridinha na Pampulha e depois água de coco!!!!


Em ótima companhia!!!


2 comentários:

  1. Oi, Sheila! Realmente os resultados são visíveis. Depois que saí do meu último emprego, resolvi também voltar a fazer exercícios e tenho me sentido muito mais disposta. Caminho todos os dias pela manhã e faço pilates 2x por semana. Sinto que minha postura melhorou muito e não tenho mais dores nas costas, pois eram frequentes. Agora quero melhorar minha alimentação, mas tá difícil. Fico em casa sozinha a maior parte do tempo e tenho preguiça de fazer salada, comer frutas. Os biscoitos e as comidas mais calóricas sempre vencem. Bom, não posso desistir. Um beijo grande e parabéns pelo esforço bem recompensado.

    ResponderExcluir
  2. Oi queridona!!!Esta semana também resolvi tomar coragem,entrei na academia,no começo do mês que vem, começo o Pilates e estou querendo fazer dança,uma parte de tudo isto eu devo ao seu blog.Um grande beijo!!!
    beijafloresnojardim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.