Image Map

03/05/2014

São Lourenço: uma cidade apaixonante!!

 No último final de semana de abril estive em São Lourenço a trabalho. Ainda que o objetivo principal da viagem não fosse turismo consegui aproveitar bastante o meu tempo livre e, por ser uma cidade pequena, foi fácil conhecer quase todas as atrações turísticas.
"São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira. Sua população é de 42.372 habitantes.Localizado na Serra da Mantiqueira, a cidade se encontra a aproximadamente 950 metros de altitude (ponto mais baixo na cota de 860 metros no leito do Rio Verde e ponto mais alto em 1340 metros na divisa com Pouso Alto). Tem como municípios vizinhos São Sebastião do Rio VerdePouso AltoSoledade de MinasCarmo de MinasCaxambuVirgíniaItanhanduItamonteBaependiAiuruocaSão Tomé das LetrasLambari e Maria da FéMunicípio de clima ameno, tem uma temperatura média de 18°C. No inverno as temperaturas chegam a 0°C. Com altitude de 875m na sede da prefeitura, tem clima tropical de altitude, com temperatura média no verão de 22°C."
 Fonte: Wikipedia.org

São Lourenço é uma cidade muito tranquila, plana, com uma excelente infraestrutura que agrada e atende muitas famílias com filhos pequenos e aqueles que estão na melhor idade. São Lourenço é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial: 52 km, por isso, é muito fácil também conhecer os municípios vizinhos.

Um dos passeios mais famosos é o Passeio no Trem das Águas, uma Maria Fumaça muito charmosa que faz  o pequeno percusso até a cidade de Soledade de Minas, que fica a apenas 10 km de São Lourenço. Neste passeio há a opção dos vagões com degustação de queijos e vinhos (o que eu escolhi, rsrs). Há também violeiros que fazem apresentações no interior dos vagões.





A pequena e antiga Estação

Na volta do passeio na Maria Fumaça, optei por contratar um charrete para conhecer outros pontos da cidade. O passeio não sai caro se você tiver mais pessoas para dividir a "viagem", o que não aconteceu comigo.

Como já estava na hora do almoço fomos para a fazenda Quinta do cedro, que tem um dos restaurantes mais famosos da cidade. Na fazenda há um pequeno zoo e uma área verde muito grande, ideal para quem tem filhos pequenos.

Depois do almoço voltamos para o centro da cidade e fomos direto para o Teleférico. Ele tem um percusso pequeno, porém vale a pena pela vista maravilhosa que você tem da cidade, como você pode ver nas duas  fotos abaixo.


Voltando para o hotel, guardei alguns doces que tinha comprado (você encontra muita variedade de doces com preços excelentes) e por volta de 16:00 fui conhecer o Parque das Águas.
No caminho deparei-me com este trenzinho super charmoso.

Rio Verde, que corta a cidade.

Chegando ao parque, fiquei simplesmente maravilhada com tanta beleza, com tantos espaços verdes, jardins, etc, e também um pouco triste pois não ia dar tempo de visitar todos os lugares.


O parque tem nove fontes e um aviso que é dado a todos os visitantes é: NÃO MISTURE AS ÁGUAS, OU SEJA NÃO BEBA DE TODAS, as consequências podem ser desastrosas!!! 
Parque das Águas tem ao todo nove fontes, que jorram diferentes tipos de águas. Isso pressupõe um delicado sistema de composições rochosas e diversos aquíferos, com bolsões de água influenciados por diferentes minerais. 
Esta aqui é bem famosa, é a Fonte VICHY:

Água Mineral AlcalinaSua propriedade é muito benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar. Igual a esta, só existe outra fonte no mundo, localizada na cidade de Vichy, na França. 

 Fonte: Wikipedia.org


O parque é muito bonito. Minha primeira opção foi alugar um pedalinho e contemplar esta maravilha com mais tranquilidade. As próximas três fotos foram tiradas do meio do lago.



No segundo dia, após o trabalho, fui novamente para o centro da cidade. Almocei em um dos restaurantes do Calcadão e logo depois fui novamente para o Parque das Águas, desta vez para conhecer o outro lado do parque, o Parque II.


Calcadão onde encontram-se vários restaurantes. Fica em frente à entrada do Parque das Águas.

 O Parque II é tão lindo quanto o outro, a diferença é que este é mais aberto, com menos árvores. Há um lindo jardim Japonês, que me fez lembrar o Jardim Japonês de Buenos Aires.


 Há opção de alugar bicicletas para dar voltas no parque.

Deste banquinho tive a oportunidade de apreciar um por do sol maravilhoso. Uma sensação única.


E na volta, por que o parque já estava quase fechando, deparei-me com a única fonte que gostei da água. Isso mesmo, não consegui beber a água das outras fontes, a única que desceu foi essa aqui, a Fonte Alcalina.

Jardins do Parque das Águas I


E assim terminou minha rápida viagem. São Lourenço é daquelas cidades nas quais cada esquina te faz lembrar que você está em Minas Gerais. E, como mineira que sou, fiquei apaixonada por tudo na cidade, pelos parques, pela hospitalidade e pela estrutura que a cidade oferece. Estes dias vão ficar pra sempre na memória e no coração.

5 comentários:

  1. OI Sheila!!
    Conheci São Lourenço nos anos 90, menina nunca senti tanto frio em minha vida como senti lá , fui no final de julho e o frio tava castigando , cheguei a pegar 3º graus , era tanto frio que não tive animo para conhecer muita coisa , mas o Parque das águas conheci , muito lindo !
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos!Lugar lindo!Ameiii!!!Deu vontade de conhecer esse lugar!Beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  3. Amo Minas!
    Lindas fotos!!!
    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiiiii, lugar deve ser bem gostoso mesmo!!

    Beijinhos e ótima semana!!! ♥

    ResponderExcluir
  5. Sheila, não tinha visto este seu post! Adorei conhecer o sul de Minas também. Meu carnaval do ano passado foi pelo Circuito das Águas! São Lourenço é encantadora!
    Veja aqui um pouquinho da minha viagem:
    Carnaval em São Lourenço

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.