Image Map

17/03/2017

Notícias do meu pequeno e quartos Montessori


 
Meu "bebê" está crescendo rápido. Aquele bebezinho da mamãe e do papai está se transformando em um garotinho esperto, lindo, curioso, espoleta e muito independente. 

Não quer muito colo, gosta de andar sem dar as mãos a um adulto, como quem diz: já sei me virar. Na hora das refeições, já quer comer sozinho. Quando acorda e não tem ninguém por perto, não chora, pelo contrário, chama pelo papai/mamãe ou se levanta sozinho. 

Tudo isso tem nos mostrado uma busca incessante por independência em vários aspectos. Para eles, toda novidade prende muito a atenção. É maravilhoso observar esse crescimento, aprendizado e descobertas. 

Nesse sentido é que o Método Montessori, "cai" perfeitamente nessa fase em que o meu filho se encontra:
"O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori.
É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização deste, de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança[1]. A criança é o centro do método montessoriano e o professor tem o papel de acompanhador do processo de aprendizado. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança."
Do Método Montessori, o mais conhecido são os quartos especialmente pensados para desenvolver nos pequenos essa autonomia e independência.
"Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança."




 










2 comentários:

  1. Oi Sheila
    Eu até pensei nesse metodo mas no quarto do Arthur n teria uma estrutura legal
    Mas acho super válido

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,

    No quarto do meu filho estou adaptando, pois lá não cabe tudo que gostaria que coubesse!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e não esqueça de deixar seu comentário!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A casa da Sheila © Todos os Direitos Reservados.
Layout por Travessura de Menina. Programação por Heart Ideas-Soluções Criativas.